terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Eu sou brasileiro!

Incrível como precisei ir tão longe para aprender a dar valor a tantas coisas tão próximas de mim: a saudade do meu país me machuca, mas sou forte para levar adiante essa experiência maravilhosa de aprender um novo idioma e conhecer uma nova cultura.
Ontem fui a uma festa brasileira, onde encontrei várias pessoas de vários cantos do Brasil, e mesmo fora, aprendi sobre a pluralidade do povo brasileiro: os potiguares tem costumes diferentes dos paranaenses, que por sua vez se diferenciam dos pernambucanos, cariocas, paulistas e brasilienses.
Mas todos estamos ligados pelo som da música e pela Caipirinha! Músicas como Arrocha não me despertavam nada, e ouvidas ontem, me despertaram saudade de Salvador!
Daqui a pouco vou ao Tourão, um restaurante brasileiro, com rodízio de Picanha e vou beber Guaraná Antártcia, meu guaraná favorito, que vou beber pela primeira vez no velho mundo!
Bate saudade do carinho de minha mãe, uma mulher maravilhosa que sempre está disposta a me ouvir, a me dar carinho, que me liga sempre e eu fico agraciado por saber que tem alguém tão preocupado comigo do outro lado do oceano. Meu pai, que me impulsiona a enfrentar o mundo com mais coragem, me incentivando a abranger meus horizontes, que financiou minha viajem e mais importante que isso: que me deu coragem para viajar. Minah avó Magá, com seu jeito caseiro, me traz muita paz, e minha avó Magui, que com seu espírito aventureiro me impulsiona a se arriscar. a minah prima Palloma, que me compreende, que é jovem como eu e troca idéias contemporâneas, sem relação de herarquia entre 'primo mais velho e aprendiz': ambos aprendemos muito um com o outro. Meu amigo Theo, que junta jeito tímido e carima inigualável, as sacadas mais engraçadas do mundo, a lealdade que vai do âmbito da amizade da visa pessoal à busca por um mundo melhor, com mais justiça social, e o grande Danilo, tão engraçado quanto, coloca qualquer pessoa em alto astral, sabe imitar todos os professores que tive, do primário ao 3º ano, que assim como theo conhece futebol, e gosta de de forma sadia pertubar os torcedores da equipe rival. Paulinha, uma garota especial, um presente de Deus no ano de 2008, que traspira criatividade e música, por sinal, traz ao meu mundo músicas que nunca tinah ouvido antes, um estilo alternativo que desperta minah curiosidade de desvendar ainda mais seu mundo que junta as 7 artes, que inspira e que é inspirada, que cria e se re-cria todos os dias, que me dá muitas saudades. E meu primo tico, meu bebezinho de 4 anos, primo que é afilhado de minh mãe e cuja sua mãe é minha madrinha, que em todas horas que vejo um brinquedo penso em comprar um para ele, que quero acompanhr seu crescimento, sem criar projeções, pois ele será feliz da forma que quiser, e não como eu planejava para ele ser artilheiro da copa de 2030. Enfim, de pessoas queridas eu não coloquei algumas, mas sinto saudades de quem realmente gosto e quero estar por perto, e qao mesmo tempo busco me apegar a vida aqui: aos novos amigos, como Mouhammed, o árabe que conversa sobre futebol comigo, e com seu conhecimento, fala da hhistória do futebol do seu país, que trilhou um caminho diferente do ocidente. Francesca, uma italiana muito generosa, que me convidou para sua ceia de ntal, a mais globaliada de todas, com gente da Itália, China, Brasil, Holanda e Bélgica, e a todos os brasileiros que conheco auqi, que me fazer recordar da minah casa, da minah querida terra Brasil, a terra onde cantam os mais belos sabiás!

4 comentários:

dora disse...

Fiquei emocionada,rs,rs
beijos e te amo

Alter Ego disse...

Oh que lindo, de verdade...
espero que toda essa saudade seja recompensada, Luquinhas...você tá se mostrando um menino maduro e a vida tá te proporcionando caminhos diferentes dos quais só você para escolher o melhor para si. Fique bem aí e volte quando tiver de voltar, se cuide...aposto que todos nós também estamos com saudade do seu sorriso cativante. Beijos

Luana Marinho Nogueira disse...

E vc com certeza sentirá mais
saudade do Brasil nas outras
viagens q fizer!
Tomara q essa seja uma
dentre muitas!

Aproveite cada segundo aí, Lucas!

=)

Theo disse...

assim eu choro tb
:(
heuhuhe