quinta-feira, 17 de julho de 2008

Ordem?

Se teorias afirmam não existir o inapropriado, indpendente do ambiente, a anarquia se faz uma 'quase verdade absoluta', num universo onde nada é totalmente verdadeiro e tudo é extremamente relativo. Contestando a frase anterior, alguns dos grandes pensadores dispensam as palavras 'nada' e 'tudo', apenas para confundir ainda mais o confuso mundo de quem procura universalizar conceitos. Então, o que é ordem, e onde ela deve se fazer presente?
Em antropologia aprendemos a nos esforçar ao máximo para enxergar culturas alheias através do campo de visão do nativo, mesmo essa ciência social confirmando a tese de que 'é impossível ser neutro, pois todo julgamento terá juízo de valor, levando em conta que o analisador é um ser humano que com a sua história de vida enxergará o mundo com sua ótica, portanto, agirá etnocentricamente, em diferentes níveis, extremamente preconceituosos ou não'. Então, se nossa sociedade chegou hoje aqui, viva(mesmo que com tantas injustiças sociais e desmoronando coneitos todos os dias e construindo outros), é porque de alguma forma a ordem foi útil, para manter 'estabilidade' através da 'repressão'. Cumprir ordens nada mais é que seguir uma hierarquia, concorde você ou não com ela. Se você for a favor do fim das diferenças hierárquicas, se tornará um rebelde, dificilmente conseguirá viver em sociedade, e pior, não mudará nada, pois o sistema opressor é muito mais forte que você, então, o que você fará para mudar, não o mundo como um todo, mas 'coisas no mundo?'. Qual a sua estratégia?
Um empregado está fadado a ser uma marionete do patrão se quiser manter uma vida confortável para quem este o sustenta, talvez por isso os jovens sejam a chave para a mudança: enquanto os adultos tem família e responsabilidades por não ter mais quem o te sustente, o jovem não tem ninguém para proteger, pelo contrário, ele é o protegido, e coloca em prática impulsos ideológicos para fora, sem medo de consequências negativas, a não ser para si mesmo, e não para quem este estiver cuidando.
Um empregado ouvirá do patrão tudo e provavelmente se manterá calado, seguirá ordens sem concordar, e assim o mundo irá andar para frente, ou melhor, não irá andar, continuará parado, sem riscos, ou quem sabe, até andará para trás.

Nenhum comentário: