sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Falta personalidade para os 'nossos' políticos

Evasões, omissões e discursos que contradizem suas próprias idéias anteriores são motivos para você não confiar em um candidato. Ser "Metamorfose ambulante" pode soar bem para um artista questionador na busca pela quebra de paradigmas, mas quando se tratam de políticos, ninguém muda sem pensar em estratégia. Alianças são feitas e desfeitas a toda hora, pois na busca por aceitação popular, "nossos representantes" fazem de tudo para "nos agradar" e, ganhando nossos votos, se eleger.

É difícil ver um político com personalidade. Um candidato nada mais é que uma marionete nas mãos de marqueteiros que lhe ensinam a agir da forma mais conveniente possível. Alianças com igrejas são a prova que, se depender dos "nossos líderes", agir de forma espontânea seria uma subversão tão grave que a pena pode ser a não-chegada ao poder. Mas qual o preço para saciar a fome de exercer um mandato?

Ateus viram cristãos, sindicalistas viram amigos de grandes empresários e ex-inimigos viram irmãos: vale tudo para propagar sua imagem nos mais remotos lugares desse país continental, e vence quem conseguir expandir sua propaganda para o mais distante raio de alcance. A democracia é tão artificial como a pré-disposição dos candidatos em agradar a população: quando eles fazem algo, tratam como favor feito ao povo, e não obrigação. Muitos só fazem, por exemplo, uma obra, por pressão popular, e ainda sim se houver troca de favores com bancos e construtoras.

Para esse segundo turno, meu voto é nulo, pois não acredito que nenhum desses dois candidatos possam trazer mudanças significativas para o Brasil: estão em disputa dois modelos de fazer política aonde o tamanho dos empreendimentos vale mais do que a responsabilidade em construí-los. Dois "santos" que fariam até fotossíntese para obterem a luz dos que não mais podem votar em Marina. Duas farsas, que nos darão uma certeza: nos debates, haverá encenação, mas de péssima qualidade, assim como o filme "Lula, o filho do Brasil", mas levando em conta que este é o representante brasileiro para chegar na noite do Oscar, porque duvidar que Dilma e Serra também não possam garantir suas estatuetas?

Nenhum comentário: