sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

As piadas podem perder valor com o tempo

Piadas sempre serão um ingrediente para a vida em sociedade ser mais divertida, mas as piadas variam ào decorrer do tempo, elas são retrato da realidade que ainda persiste, e quando ela é modificada, também se modificam as piadas. O humor não precisa ser politicamente correto, longe disso: o 'humor negro' provoca e não pode ser exposto em qualquer ambiente ou ocasião, mas certamente tem um efeito mais impactante do que um ingênuo caso banal.

As piadas variam a depender dos grupos e comunidades que contam, por exemplo, nós brasileiros adoramos abordar a arrogância dos argentinos e a burrice dos portugueses. Do outro lado do Atlântico, os burros somos nós e os 'argentinos do velho mundo' são os franceses. Talvez nada possa mudar esse quadro: por mais que os portugueses faturem todos os prêmios Nobel por décadas, eles não deixaram de ser os burros das piadas, pois o que faz deles vítimas dessas piadas não são os fatos, e sim a richa, talvez eterna, entre ex-colonizadores e ex-colônia.

Mas quando os fatos determinam a existência de uma piada, o tempo pode extinguir enredos que por tanto tempo fez tanta gente rir. Por exemplo, o Internacional sofreu gozações dos rivais gremistas por 23 anos (intervalo de tempo entre o 1º título de Libertadores do Grêmio e o 1º título de Libertadores do Inter). Hoje, nenhum tricolor dos Pampas tem motivo para questionar o nome do rival 'Internacional' e satirizar chamando-o de 'Inter-regional' ou 'Inter-municipal': hoje os Colorados tem títulos que fazem jus ào seu nome (Libertadores, Mundial, Recopa Sulamericana, Copa Dubai, Copa Sulamericana e Copa Surunga, 6 títulos internacionais em menos de 4 anos).

Esse ano outras piadas correm seríssimo risco de se extinguir. Sabe o que um corintiano faz quando é campeão da libertadores? Salva no memorycard e desliga o playstation/ Corinthians na Libertadores é igual ao seriado do Chaves, todo mundo sabe o final, mas assiste para dar risada. Ao contrário dos seus arqui-rivais, o Corinthians vai disputar a sua 8ª Libertadores (o Santos ja disputou 10, o Palmeiras 14 e o São Paulo 15) e embora nunca tenha chegado numa final e geralmente seja cotado como favorito, apenas no meio do ano saberemos se o prazo de validade dessa piada se prolongará, mas os comandados de Mano Menezes querem mostrar que dessa vez será diferente.

Nenhum comentário: