sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Definidos os grupos da Copa 2010

Bem amigos do futebol! O Brasil terá um dos grupos mais difíceis da sua história em Copas do Mundo: na estréia, a totalmente desconhecida Coréia do Norte, o provável saco de pancadas do grupo. Porém, na 2ª partida, a seleção mais forte do continente em que será jogada a competição: os Elefantes da Costa do Marfim, do matador Drogba, não serão presa fácil! E a última partida será contra a Portugal de Cristiano Ronaldo! Na única vez em que a seleção canarinha enfrentou os lusitanos, esses nos eliminaram da Copa logo na fase de grupos, em 1966, copa àquela em que Portugual fez a sua melhor campanha na história: um 3º lugar memorável, e destaque para a virada inesquecível contra a Coréia do Norte nas quartas-de-final (que naquela época era tão desconhecida quanto e eliminou a Itália), após estar perdendo por 3 a 0, os portugueses viraram para 5 a 3! Portugal fará a sua 5ª Copa do Mundo e a Coréia do Norte a sua segunda. Com pouca tradição no torneio, essas equipes se enfrentarão pela 2ª vez, na 2ª rodada.

Na Copa passada, Portugal também enfrentou uma ex-colônia: vitória da metrópole sobre Angola por 1 a o. Não foram poucas as seleções que falam o mesmo idioma e estão no mesmo grupo nessa Copa: México e Uruguai num duelo latino pra lá 'bueno' no grupo A, Inglaterra e Estados Unidos no grupo C (eles que se enfrentaram em Copas uma única vez, na surpreendente vitória Ianque por 1 a 0 em Belo Horizonte, em 1950), Gana e Austrália no grupo D (ambas ex-metrópoles inglesas) e no grupo H, o maior 'exagero' de todos: três seleções falam espanhol, são Espanha, Honduras e Chile (interessante que, na única vez em que Honduras foi à Copa, em 82, enfrentou a Espanha dentro de casa, em Valência) e arrancou um empate com direito a gol de Zelaya (não o ex-presidente, e sim o principal jogador da história do futebol hondurenho, que não tem nenhum parentesco com o político que tantas vezes dormiu na Embaixada brasileira em Tegucigalpa).

A Copa nem começou e o clima já está no ar! Que o Hexa venha, o grupo está difícil, mas todos temem mais agente do que agente deve temer qualquer seleção, mas claro, mantendo o respeito. Meu Blog acompanhará bastante o futebol em 2010, e a Copa é o momento mais mágico para um apaixonado por futebol como eu. Até mais!

Nenhum comentário: