domingo, 5 de abril de 2009

Domingo controverso no futebol

Os 4 classificados para o paulistão e taça Rio são justamente os gigantes desses estados. Por outro lado, o Bahia não seguiu a tendência do futebol do sudeste e mesmo com tanta tradição caiu diante do pequeno Ipitanga.

Não existe 'nova era' no futebol ou 'tempos modernos na reconstrução da tradição'. Fases vem e vão: em 2004, a final 'caipira' do campeonato paulista entre São Caetano e Paulista de Jundiaí quebrou um tabu de 14 anos, em que Bragantino e Novorizontino disputaram uma final, deixando de fora os 4 grandes (Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos). Dessa vez, os 'titãs da capital' já tinham vaga assegurada, e o Santos disputava a última vaga com a Portuguesa que, apesar de ficar no município de São Paulo e ter uma história respeitável, está longe do patamar de grandeza desses 4. Pois então, no final das contas, tudo 'deu certo' para eles, os maiores: o 1º colocado Palmeiras enfrentará na semi-final o 4º colocado Santos, o 2º colocado São Paulo enfrentará o 3º Corinthians, e vale lembrar: os melhores posicionados jogam o último jogo em casa, e jogam por 2 resultados iguais.
Para vocês lembrarem do 'democrático campeonato paulista de 2004', o mais 'capial' do século XXl.

No Rio de Janeiro, a taça Guanabara nos reservou um Resende, que tirou não só a vaga do Vasco na fase classificatória como também eliminou o Flamengo nas semifinais e só parou no campeão Botafogo. A taça Rio (2º turno do estadual do Rio) acabou a fase classificatória hoje, e os 4 grandes do Rio se classificaram, sendo o Flamengo, 1º colocado do grupo B, tendo de enfrentar novamente o Fluminense (houve FlaFlu hoje terminara 1 a 1), e o Vasco, 1º colocado do grupo A, próximo adversário do Botafogo que, se vencer a Taça Rio, anulará a final e levará para casa o Caneco de campeão carioca (isso aconteceu 6 anos atrás, no último título estadual do Vasco, quando não houve final em 2003). Desde a criação da taça Guanabara, em todas as vezes que o clube da estrela solitária o faturou, venceu também o campeonato carioca, e há 12 anos atrás (1997), o Botafogo faturou ambos os canecos: taça Guanabara e taça Rio.

Por outro lado, o Flamengo quer muito ganhar esse ano por 2 motivos especiais: vencer seu 31º estadual e pela 1ª vez nos 103 anos de campeonato carioca passar o Fluminense no número de estaduais (já que o tricolor venceu os 4 primeiros estaduais e, já disparando dessa maneira no início do século XX, fora igualado apenas ano passado) e o tricampeonato, que será o 5º da sua história (mais uma vez algo inédito, já que o Fluminense também tem 4 'tris' - sendo um deles o tetra - e Vasco só tem 1 - 1992/93/94 -, e o Botafogo tem o tetra de 1932/33/34/35) e o 2º contra o mesmo adversário nos 3 campeonatos seguidos (em 1999, 2000 e 2001, o Vasco fora vice do Rubronegro, e em 2007 e 2008 o Botafogo fora vice, e se a equipe da Gávea vencer a Taça Rio, enfrentará na final justamente o Botafogo na decisão do carioca).

A história do futebol vem se desenhando todos os dias, mas nem tudo saí de rumo: coisas novas acontecem mas não são tendências, outras, ajudam a construir um futuro a se orgulhar.

Um comentário:

Alter Ego disse...

Seu blog foi transformado em um site esportivo praticamente ;D
Não elevarei o meu comentário ao ápice profundo, pois prefiro observar os assuntos em que tenho um palpite 'limitado', enfim, quem sou eu para falar algo sobre futebol , quando há um expert a minha frente? haha
Só sei que o Bahia perdeu feio, heim
UHAHUHA