sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Inquilino das prisões, de Edson Gomes

Bom, vou fazer a interpretação dessa música forte, mas que em minha concepção tem um objetivo nobre como várias músicas de reggae: mostrar o quão importante é o amor.
No início de Inquilino das prisões, o eu-lírico narra sua vida de prisioneiro na 'casa do Satanás' com atitudes degradantes, como consumir drogas, sequestrar, estuprar, roubar, matar e liderar rebeliões, fazendo tudo por dinheiro. Todos esses atos o faziam viver às margens da sociedade, visto como perigoso.
Depois desta parte infeliz de sua vida, ele voltou a casa de seu pai, onde não existia mais dor e sofrimento, e sim amor, sem preconceitos, revolucionando sua vida para melhor.
A falta de amor pode levar qualquer ser humano a cometer atos que firam a si mesmo. Não importa a classe social: cuidado, carinho e atenção fazem nós, humanos, sentirmos o porque a vida vale a pena, falo do amor entre pais, filhos, amigos, casais, a uma causa, a uma profissão... A pureza de uma vida verdadeira nos faz pessoas fortes.
O eu-lírico conseguiu se salvar ào final da canção, teve sorte, e nem todos tem. É óbvio que a 'casa do Satanás' é uma metáfora à uma vida sem amor, sem 'algo mais', e há quem seja vítima dessa situação, pois nasceu sem carinho, abondonado, e acabou se revoltando com o mundo, mas há quem tenha tudo de bom e não dê valor à isso, e apenas dê valor às coisas materiais. À 'casa do pai' é uma referência não necessariamente à um lugar confortável(pois a lei tem de ser comprida, e atos ilegais levados ào tribunal), e sim a paz na consciência, a tranquilidade pessoal.