segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ser Bahia é acreditar


As mais notávis árvores seguem o Bahia como uma flor de girassol
Tamanha luz tem esse time que brilha forte como um sol
Cante torcedor, não pare de cantar, a nossa hora vai chegar
E os prognósticos não podem nos esperar

Dos pés de Juazeiro em 2001 à nossa reserva de Mata Atlântica no Litoral
Assim começará e terminará a década que tanto passamos mal
Acordar e fechar como as flores fazem todos os anos
E oremos em direção a Baía de Todos os Santos

Mas se Domingo reserva algo surpreendente
Apenas conseguirá um lugar ao sol quem tente
Saia de casa, vista a camisa e vá a luta
Torcedor de fé, que a toda macumba chuta
Perdemos a batalha mas não perdemos a guerra
O título pode ser nosso: é o começo de uma nova era

Domingo é dia de acreditar
Que o nosso time irá ganhar
Por mais de dois gols de diferença
Ou uma goleada histórica aplicar

Bora Baêa, avante Esquadrão
Ninguém jamais nos vencerá em vibração
Amar é acreditar como se acreditou
E esperou pelos gols de Raudinei e Bobô
O passado glorioso fica para trás
Nunca deixarei de ser Bahia e quero muito mais!

Fotos: Felipe Oliveira / felipeoliveira.fot.br, extraída do site oficial do Bahia (http://www.esporteclubebahia.com.br)

domingo, 18 de abril de 2010

Dia dos gloriosos

Botafogo-RJ e Coritiba se tornaram hoje os primeiros campeões estaduais do Brasil

Rio de Janeiro e Curitiba: cidades separadas por 852 km. Maracanã e Couto Pereira: estádios que simultaneamente viveram emoções semelhantes com as conquistas de Botafogo e Coritiba, times que passaram por mal momento no ano passado e hoje, 18 de abril, puderam soltar da garganta o grito de 'Campeão'. O clube da estrela solitária conquistou o seu 19º estadual e o Coritiba, o seu 34º.

"Tu és, o glorioso, não podes perder, perder para ninguém"(trecho do hino do Botafogo)

No ano passado o Botafogo conquistou a Taça Guanabara, mas perdeu a final da Taça Rio para o Flamengo, permitindo àos rubro negros continuar lutando pelo título carioca. Em 2009 o Flamengo conseguiu um tricampeonato consecutivo, vencendo todas as finais contra o Botafogo (2007, 2008 e 2009), e pela primeira vez um time que venceu a Taça Guanabara não ficou com o Estadual do Rio. As alcunhas de 'freguês' constrangiam os torcedores do glorioso, que passaram sufoco no Campeonato Brasileiro de 2009: a luta contra o rebaixamento foi até a última rodada.

No começo desse ano o Botafogo levou uma goleada histórica para o Vasco da Gama: 6 a 0, com direito a 3 gols de Dodô, ex-atleta do Fogão. Com a humilhante derrota Estevam Soares deixou o comando do time, e no seu lugar, entrou o técnico que se intitula "a cereja do bolo que se chama 'Campeonato Carioca'". Joel Santana chegou ao Fogão com um currículo de fazer inveja a todos os treinadores de clubes cariocas: seis títulos estaduais pelos quatro grandes (Flamengo, Fluminense, Vasco e o próprio Botafogo, em 1997). O 'patinho feio' - como Joel disse em uma entrevista - do Rio venceu a Taça Guanabara e passava para a segunda fase da Copa do Brasil - após ter uma derrota anulada no primeiro jogo devido a irregularidade de três jogadores do São Raimundo do Pará. Houve quem dissesse que 'Papai Joel era tão bom que até as suas derrotas eram anuladas'.

Caminhando para as semifinais da Taça Rio (o segundo turno do Campeonato Estadual do Rio), uma decepção no outro torneio em que disputava: eliminação para o Santa Cruz dentro de casa, após ter vencido a equipe pernambucana no jogo de ida em Recife. Restava apenas disputar o estadual, enquanto o rival Flamengo paralelamente disputava a Libertadores e Vasco e Fluminense estavam vivos na Copa do Brasil. Após jogo difícil na semifinal da Taça Rio contra o Fluminense, o Botafogo garantiu vaga para a finalíssima e restava esperar por Flamengo ou Vasco. Com a classificação do Flamengo, fantasmas antigos rondaram a cabeça até dos mais otimistas botafoguenses, mas com o título conquistado agora pouco, com direito a pênalti defendido por Jeferson, o Fogão, que já havia disputado as últimas quatro finais do Estadual (de 2006 à 2009), anulou a final desse ano após conquistar dois títulos num dia só: a Taça Rio e o Estadual do Rio. No ano do centenário da sua primeira conquista 'solo' (como no hino, 'Botafogo Botafogo campeão, desde 1910...), um título para reforçar a auto-estima de uma equipe até pouco tempo desacreditada. A primeira conquista do time foi em 1907, dividido com o Fluminense, mas quem se importa? A estrela do Botafogo precisa brilhar solitária, como hoje brilhou e ofuscou um Flamengo em crise. Foi o sétimo título carioca de Joel.

"Ó glorioso como é bom te ver campeão de novo" (trecho do hino do Coritiba)

2009 foi o ano do centenário do Coritiba Foot Ball Club: esperava-se muito do 'Coxa Branca', que nada conquistou e de quebra se quer chegou à fase internacional da Copa Sul americana e amargurou o seu segundo rebaixamento em quatro anos, com direito a revolta da torcida, que invadiu o campo e com isso fará o Couto Pereira ficar um longo período interditado - especula-se que o Coritiba não jogue na presença de sua torcida por todo o Campeonato da Série B desse ano.

Após vencer hoje no 'Atletiba' (clássico contra o arqui rival Atlético Paranaense) por 2 a 0 no Couto Pereira (que não foi interditado para os jogos do estadual) o Coxa Branca, faturou o Campeonato Paranaense 2010. Uma injeção de ânimo para quem quer voltar o quanto antes para a elite do futebol brasileiro.

Fotos: a foto do Botafogo é da Globo.com. A do Coritiba é da Gazeta Press e capturada pela terra.com.br.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O ‘Ato médico’: a regressão para os tempos mais remotos

O mesmo mundo que luta para integrar os mais diversos diálogos políticos, seja com a formação da União Européia e a unificação de uma só moeda para o velho continente, é o mesmo mundo que procura diferenciar a todos os aspectos da vida em sociedade, pois a igualdade só existe quando as diferenças são respeitas.

Na luta por igualdade, os grupos minoritários não lutam para receber a mesma forma de tratamento que o grupo dominante, e sim para serem respeitados pelas suas diferenças. Um mundo justo passa pela idéia da existência das diferenças, pela sensibilidade em enxergar as diferentes capacidades de cada ser humano e também as suas limitações. Se a importância de cada ofício é relativa, é unânime a consciência que, ao longo da história, o poder se comportou de forma muito melhor quando passou a ser dividido. O homem questionou a sua existência, a igreja que legitimou o poder dos reis pela primeira vez passava a ser confrontada e não mais era vista como “a representante de Deus na Terra”. O rei, antes absoluto, foi derrubado na França, e a Revolução Francesa foi um marco tão importante que influenciou movimentos populares em todo o mundo. Nenhuma pessoa ou grupo pode arcar com a responsabilidade de fazer sua comunidade feliz: todo o peso de lidar com questões nas quais não se é especialista cairá diante de alguém que não teve a capacidade suficiente de ser eficiente em tantas coisas, a maioria das quais longe do seu ofício.

Parece brincadeira, mas o Brasil hoje busca regredir para uma época da qual se quer havia sido descoberto pelos portugueses: em pleno terceiro milênio, um grupo quer dar plenos poderes aos médicos, até mesmo em setores nos quais outros profissionais se tornaram especialistas com muito investimento, e que agora precisará do consentimento dos formados em medicina para por exemplo, lidar com um dilema na área de psicologia. Quem irá arcar com as conseqüências da burocratização desse novo sistema de saúde? Os procedimentos precisam ser cada vez mais rápidos na medida em que o tempo passa e as tecnologias se desenvolvem, e os pacientes correm o risco de terem a sua paciência testada até o limite.

Um país como o Brasil, que a tão pouco viveu a experiência da ditadura, deveria ter aprendido a lição, mas se caso o Ato Médico for aprovado, regrediremos até os anos 60. O autoritarismo nas relações de trabalho farão os médicos dominarem a área de saúde, que é formada também por psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e demais profissões que lutaram muito para terem os seus direitos garantidos. Está na hora de o ‘país do futuro’ não mais ser uma promessa, e sim uma realidade, na qual a área de saúde se desenvolva cada vez mais nos mais diversos setores, e o Ato Médico certamente congelará a nação brasileira, já tão burocrática e com tantos grupos privilegiados.

domingo, 11 de abril de 2010

Histórias

O Esporte Espetacular desse Domingo fez uma ótima matéria sobre o time mais antigo do Mundo. Contou toda a história do Notts County, de Notthingham. Esteticamente não deixou a desejar, mas pecou em algo muito mais grave: o time mais velho do Mundo é o Sheffield F.C., e não o Notts County. O primeiro citado foi fundado em 1857, o segundo, em 1862, e talvez a produção da Globo tenha se precipitado nas pesquisas, pois a verdade é que, dentre os times que sobrevivem até hoje como profissional, o Notts County é o mais antigo. O título da matéria deveria ser "Esporte Espetacular mostra o time mais antigo a sobreviver como profissional", e não "Esporte Espetacular mostra o time mais antigo do mundo". Embora minha sugestão de título seja menos impactante, é a verídica. Mandei um e-mail para a Rede Globo a fim de sugerir a correção numa próxima errata. Está assim escrito:

"Bem amigos. Muito boa a matéria sobre o Notts County, mas na verdade, o time mais antigo do Mundo é o Sheffield F.C., está no livro de Lédio Carmona e Gustavo Poli
"Almanaque do Futebol". No site do Sheffield eles se intitulam "The Oldest Football Club In The World": http://www.sheffieldfc.com/ . Ja no estádio do Notts County, "World's oldest football league club". A diferença? O Sheffield nasceu em 1857 mas não é profissional. O Notts County foi fundado cinco anos mais tarde, mas é o mais antigo a sobreviver como profissional. Escrevi uma postagem a respeito no meu blog http://grandedobrasil.blogspot.com/2010/04/historias.html. Abraços."



A história pode trazer óticas diferentes, mas os fatos não podem ser subvertidos: informações podem trazer interpretações diversas, mas continuam sendo códigos de comunicação no qual a alteração de uma palavra (ou até mesmo letra) pode fazer toda a diferença.

Desde a sétima série penso em fazer jornalismo. Foi depois de assistir à um Globo Repórter sobre a Copa do Mundo de 2002 que o meu fascínio se aflorou e passei a pesquisar mais sobre a profissão de jornalista. Nesse tempo, pude conhecer pessoas da área, viajar por lugares diferentes e conhecer a sua imprensa local - São Paulo, Salamanca, Madrid, Barcelona, Milão e etc - e fazer pequenos serviços, nenhum deles remunerado. O fato é: eu não tenho experiência profissional. Aprofundando um pouco mais os detalhes sobre a minha vida posso provar que tenho experiência em muitas vivências que podem me fazer um grande profissional. Tirei fotos e escrevi matérias para o site futebolnordestino.com.br . O site não existe mais, foi uma aposta arriscada em que eu e minha colega Luciana Ferraz resolvemos investir dinheiro e energia, pagando do próprio bolso as idas e vindas do Centro de Treinamento do Bahia em Itinga (o Fazendão) e fazendo contato com a matriz de Recife. O site não vingou por falta de anunciantes: num Mundo tão competitivo, lutamos pela vitória, mas devemos aceitar as derrotas. De qualquer forma, estivemos no dia da confusão em que a torcida invadiu o campo e até cedemos imagem para um site de Salvador.

Fui para a Europa no final do ano de 2008. Ao regressar ao Brasil, tentei continuar no futebolnordestino.com.br e fiz algumas matérias para o 'oscampeosdabola.com.br', que também está fora do ar. Prefiro não comentar muito sobre o que não deu certo, mas a verdade é que eu trabalharia para uma empresa que geria sites de diversos grupos, entre eles o programa esportivo 'os campeões da bola', da rádio Metrópole. Faltou assinar o meu contrato e então preferi aguardar por oportunidades mais concretas enquanto continuava me dedicando aos estudos. Estudar, ler e buscar programas culturais são coisas que reforçam o caráter de um jornalista. No meio do ano, trabalhei por um mês, durante as férias do meio do ano, na Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria em São Paulo. Lá escrevi duas matérias para a revista da Câmara, a Venbras - de assuntos nos quais tive que pesquisar e sair em busca do fontes pela capital paulista, sendo uma matéria sobre a diferença entre as culinárias venezuelana e brasileira e outra sobre o museu do futebol, no qual eu visitei com a credencial de imprensa. Fui para alguns seminários representando a Venbras, de terno e gravata, ao lado do meu colega e até hoje amigo Osvaldo, o assessor político da Câmara que com toda a sua experiência me ensinou como eu deveria me portar próximo das autoridades. Também fui responsável por fazer ligações para consulados, câmaras de comércio, a Embaixada brasileira em Caracas, a Embaixada Venezuelana em Brasília e empresas parceiras da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria. Ligar, lembrar, mandar e-mails e etc, o trabalho de produtor é difícil, mas gosto de desafios e busco estar a altura sempre.

Chegando de São Paulo, continuei buscando mais e mais vezes estágio, mandando currículos, olhando sempre as vagas do CIEE e IEL, e tudo que eu achava eram estágios para o turno matutino, e eu estudo pela manhã. Nas horas vagas, além dos estudos e leituras habituais, costumo ir a seminários sobre teatro e Cinema e fazer cursos como inglês no ACBEU, do qual sou formado, e Programação Neuro Linguística (PNL). Nem sempre as coisas vêm tão rápidas, é preciso ser paciente. Para construir histórias, é preciso amar desafios e fortalecer duas grande virtudes antagônicas: paciência e pró atividade. Mesmo diferentes, essas características, quando entram em harmonia fortalecem não só um grande profissional, mas também uma pessoa feliz.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fatos relativos

As nossas escolhas podem ser tomadas num curto espaço de tempo, mas podem ter efeitos enormes no futuro. A Portuguesa de Desportos, time da Capital Paulista, rejeitou Maradona por achá-lo muito caro para um jogador tão novo. Esse 'diamante argentino' foi lapidado, é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol e os torcedores da Lusa até hojem devem se arrepender disso.

Na Copa de 1958, Garrincha e Pelé não foram aprovados no teste psicológico: o primeiro era 'burro demais para jogar futebol', o segundo, 'agressivo em demasia'. Imagine se Didi não pressionasse o técnico Feola para colocá-los como titular? Talvez não vencêssemos aquela Copa, e sem o primeiro passo vitorioso, quem garante que posteriormente ganharíamos mais alguma Copa? Como no filme 'Efeio Borboleta': um fato pode mudar toda a história.

Se experiência fosse determinante para o sucesso, o técnico Dunga não estaria na frente da Seleção Brasileira: podem questionar o seu estilo feio de armar o time (pejorativamente apelidado de 'dunguismo'), mas os resultados não negam: ele faturou a Copa América em 2007, Copa das Confederações em 2009, ficou com a medalha de bronze nos jogos olímpicos de 2008 em Pequim tendo que conhecer os jogadores nas vésperas e terminou em primeiro lugar das Eliminatórias Sulamericanas. Sua experiência não vem do ofício de treinador, e sim de jogador, e se a vida for interpretada como uma competição, jogamos sempre pela vitória e absorvemos todas as nossas experiências, sendo de um ofício específico ou não. Para ser um grande enegenheiro é preciso ter experiência no campo das relações humanas - a fim de impôr o respeito entre os trabalhadores de uma obra, por exemplo - para ser médico, é preciso ter experiência em lidar com gente, e para ser um grande jornalista, é preciso estudar, ler bastante, e acima de tudo, ter o desejo de ser lapidado. Todos somos diamantes, uns mais brutos e outros mais laipidados, o que nos diferencia é a nossa coragem e desejo de aprender cada vez mais.

Casa cheia na posse do Sindseg-RS

Matéria minha para o site do CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros.
http://www.cqcs.com.br/noticias_detalhe.asp?iidarea=1&iidNoticia=51220&filtro=0&pag=0,51226,51225,51224,51223,51222,51221,51220,51219,51218,51217&lk=3
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6446:casa-cheia-na-posse-do-sindseg-rs-&catid=45:seguros&Itemid=324

Casa cheia na posse do Sindseg-RS

Data: 07.04.2010 - Fonte: CQCS | Lucas Franco

A nova diretoria do Sindseg-RS tomará posse hoje as 20h na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Após 24 anos com Miguel Junqueira Pereira (Previdência do Sul) na presidência, Júlio César Rosa (HDI Seguros) e outros 19 executivos de grandes companhias seguradoras do Rio Grande do Sul aguardam ansiosamente pela festa. "A expectativa é a melhor possível, com grande público", afirma um dos vice presidentes, Alberto Carlos Lohmann.

O novo presidente Júlio Rosa antecipa que não haverá tantas mudanças no primeiro ano de gestão. "Faço parte do sindicato a 15 anos, já temos um caminho segmentado". A posse traz grande mudança no cenário gaúcho e nacional dos seguradores, e promete gradativamente conscientizar a sociedade para o reconhecimento da profissão. "O consumidor tem que comprar da seguradora da mesma forma que compra produtos nas prateleiras de supermercado". Tendo começado no Conselho fiscal e com reconhecido engajamento na área, Júlio Rosa deixou um recado para os Corretores de todo o Brasil. "Entenda a sua seguradora da mesma forma com que entende o seu cliente. Compre de quem tem o produto e a demanda".

quinta-feira, 1 de abril de 2010

As mentiras que o Mundo gostaria que fossem verdade

Nem toda mentira perdura para sempre, nem toda piada para sempre existirá. O antigo símbolo da falsidade hoje é a mais pura verdade: ninguém pode ser tão falso como uma nota de dois reais depois que a cédula em questão é criada. Hoje, o 'duas caras' é rotulado de 'falso como uma nota de três reais', até o dia em que uma cédula de três reais for criada.

As novidades contagiam, mas após a euforia vem a reflexão: o que mudou no Mundo após um negro ter se tornado presidente dos Estados Unidos? Envolvido em antigas guerras e com a permanência da ocupação de suas tropas em países distantes, Barack Obama conseguiu a proeza de ganhar o prêmio Nobel da Paz. Bom, aomenos a incoerência continuará sendo uma sina universal. O racismo não pode ser superado apenas com vitórias simbólicas: é preciso esquecer fatos isolados e se concentrar no que verdadeiramente é... verdadeiro.

Nada pode ser tão verdadeiro como o que sentimos. Nada pode ser tão real como o nosso cotidiano, ao menos até hoje, onde o Corinthians permanece sem Libertadores, a Aids permanece sem cura e a nota de três reais ainda não foi inventada. Muitos times de futebol faturaram conquisas inéditas, muitas doenças tem sido estudadas e a nota de dois reais ja foi lançada. O Internacional de Porto Alegre ja não pode mais receber a alcunha de 'Inter regional', a varíola foi extinta e o Mundo ainda tem muito pelo que comemorar. Em todos os primeiros de Abril daqui para frente haverão mentiras. Muitas delas não farão sentido, outras insistirão em existir. Só há um primeiro de Abril por ano, mas por 365 dias no ano muita gente continua sonhando com as mentiras de hoje, e quem sabe, verdades de amanhã.