quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

'Previsões' para a Copa 2010

Havia tempos em que eu gastava muitas folhas de caderno fazendo uma simulação de como será a Copa. Por exemplo, baseado na tabela do torneio, independente de disputar bolão ou não, eu gostava de imaginar como será a Copa. Em excesso, essas tais 'tentativas de previsão' são perda de tempo, até porque você não tem nenum controle sobre nada, não é a 'força dos seus pensamentos' que fará algo acontecer, e mesmo se pudesse, o gostoso mesmo é ficar na surpresa sem o poder de decidir sobre o destino das partidas. Mas como eu vi um simulador da Copa num site, não resisti e fiz o caminho que eu imagino que essa Copa terá, com direito a zebras que poderiam ter 'direitos autorais'.

Vou escrever como eu acho que será a Copa de 2010, e veremos aonde eu quebrarei a cara e aonde eu acertarei. Lembrando: futebol é um jogo onde ninguém tem poder ou controle sobre o que acontece nos gramados, logo, ser 'especialista' não garante tanta exatidão nos resultados como em outros assuntos, como previsão de conclusão de obras ou desenvolvimento econômico de um bairro.

A África do Sul entrará para a história como o país-sede de pior campanha na história das Copas: com apenas um ponto somado (no empate contra o Uruguai) os bafana-bafana serão presa fácil para México e França. A França se classificará em 1º lugar apesar do susto com a derrota para o Uruguai na estréia, e os uruguaios conseguirão a outra vaga graças a empate heróico contra o México.

No grupo B, a Argentina passará como um rolo compressor, vencendo todas as partidas, marcando 10 gols e não levando nenhum. A Coréia do Sul será o grande saco de pancadas, perdendo todas as partidas, e a 2ª vaga ficará com a Nigéria, apenas na última rodada.

Um velho fantasma reaparecerá em frente àos comandados da Rainha: os americanos vencerão sua antiga metrópole pelo mesmo placar de 60 anos atrás (na Copa no Brasil, em 1950, gol do haitiano Gaetjens), 1 a 0, com também gol de imigrante (do brasileiríssimo Feihaber). A Eslovênia estava garantindo o 1º lugar até a última rodada, quando valeu a tradição do 'english team', que terminarão em primeiro lugar do grupo graças a vitória apertada sobre os eslovenos, e assim os americanos ficarão com a 2ª colocação, mesmo com empate contra a Argélia.

A tradicional Alemanha disputará na última rodada a 1ª colocação do grupo D contra Gana, e vencerá, ja a Holanda vencerá todas as partidas no grupo E e Dinamarca e Japão disputarão a 2ª colocação na última partida, melhor para os nórdicos.

Para variar, a Itália correrá risco de ser eliminada na 1ª fase, mas na última rodada conseguirá a vaga (foi assim nas últimas quatro Copas do Mundo, onde a Itália não conseguiu emplacar 100% de aproveitamento nas primeiras duas rodadas do torneio). Os paraguaios ficarão com a 1ª colocação com dois empates e uma vitória (sobre a fraca Nova Zelândia). Com o mesmo número de pontos do líder, a Itália e Eslováquia farão o grupo F ser o mais dramático da Copa: os italianos empatarão na última rodada em 0 a 0 com a Eslováquia, com direito a expulsões, bolas na trave e até pênaltis perdidos dos dois lados!

Com três vitórias 'decrescentes' ào longo dos jogos, o Brasil dará 3 a 0 na Coréia do Norte, 2 a 0 na Costa do Marfim e 1 a 0 em Portugal. Costa do Marfim perderá o jogo chave para a sua classificação logo na 1ª rodada, quando jogou melhor que Portugal mas levou um gol nos acréscimos (em caso de empate, os marfinenses teriam conseguido a 2ª vaga). A Coréia do Norte voltará para casa com um pontinho, no empate contra Portugal.

A Espanha, como se previa, ficará com a 1ª colocação do seu grupo, com 7 pontos (empatará com a surpreendente Honduras). Chile e Suíça terminarão com 4 pontos, mas os sul-americanos ficarão com a vaga graças ao saldo de gols (um a mais).

Oito europeus, cinco sul-americanos, dois africanos e um norte-americano disputarão as oitavas-de-final, com direito a quatro confrontos continentais (Argentina x Uruguai, Holanda x Itália, Brasil x Chile e Espanha e Portugal). Os dois africanos vencerão e se enfrentarão pelas quartas! 'Dois coelhos serão matados numa paulada só': pela primeira vez haverá um confronto africano na história das Copas do Mundo (Nigéria, que eliminará a França, e Gana, que eliminará a Inglaterra) e pela primeira vez uma seleção africana irá para uma semi-final do torneio! A Alemanha passará sem dificuldades pelos Estados Unidos e a Argentina conseguirá vaga contra os rivais uruguaios no melhor jogo dessa Copa: um 4 a 4 no tempo normal e disputa de pênaltis prolongada até a 7ª cobrança, com direito a 2 expulsões, uma para cada lado, durante o jogo.

Mesmo com os seus dramas, a Itália nunca deixa de ser forte, e vencerá a Holanda, que era apontada como uma das favoritas à vencer o torneio. O Brasil vencerá o Chile sem tantas dificuldades, o Paraguai pasará pela Dinamarca e pela primeira vez em sua história jogará uma quarta-de-final, e no confronto hibérico, melhor para Portugal num jogaço em que com dois gols de Cristiano Ronaldo, nossos Patrícios vencerão os espanhóis por 3 a 2.

Contra a Itália nas quartas-de-final, o Brasil só marcará o gol da classificação faltando 10 minutos para o fim do jogo, chute de fora da área de Kaka, surpreendendo a todos, inclusive o câmera, que não esperava pelo chute 'no meio da rua'. Gana vencerá Nigéria no jogo de maior vibração entre a torcida: o sonho de ver a África nas semi-finais será celebrado pelas barulhentas vuvuzelas que tocarão mais alto do que nunca. A Argentina se vingará da Alemanha com estilo, no 2º jogo de sua campanha que tinha perfil de final de Copa do Mundo (o 1º foi contra o Uruguai): um 4 a 1 que deixará os germânicos envergonhados. O Paraguai conseguirá a classificação nos pênaltis contra Portugal, e quem cobrará o pênalti da classificação guarani será ninguém menos que Cabañas, que atualmente se recupera de um tiro que tomou na cabeça, mas que eu ainda acredito que poderá se recuperar a tempo do mundial, mesmo atualmente correndo risco de vida (será uma história linda de superação).

Sem levar gols até as semi-finais (igualando o recorde de invencibilade de Valter Zenga, da Itália em 1990) será contra Gana o jogo em que Júlio César mais trabalhará nessa Copa. O Brasil vencerá por 2 a 0, os dois gols marcados nos últimos 15 minutos de jogo, e o ataque de apenas 12 gols marcados e nenhum sofrido enfrentará na finalíssima a sensação do torneio, a Argentina, com 22 gols marcados (10 apenas na 1ª fase) e 5 gols sofridos (4 deles apenas contra o Uruguai, no empate elástico por 4 a 4 que levou à disputa por pênaltis). O tempero da Copa será a Argentina, responsável pela eliminação de dois vizinhos (Uruguai nas oitavas e Paraguai nas semi) e que não ve a hora de vencer o Brasil na partida que prometerá ser a mais quente da história dos mundiais!

Pela 1ª vez na história das Copas não haverá um europeu se quer nas semi-finais. Nunca antes uma copa contou com três sul-americanos nas semi-finais, e Gana
chegará às semi-finais, se sobrepondo ào continente asiático, que tinha como maior vantagem sore a África o fato de ter visto a Coréia do Sul chegar às semi-finais do mundial de 2002.

Sem levar gols, a equipe brasileira começará tímida na finalíssima: a Argentina buscará o ataque enquanto a nossa seleção tentará manter a posse de bola. De tão 'calculista', a decisão parecerá um 'jogo de xadrez', onde um único erro poderá decidir a partida. Àos poucos, a Argentina também se retrairá, ambas esperarão pelo erro do adversário, e a partida terminará em 0 a 0, a prorrogação não resolverá nada, e o título será decidido nos pênaltis. Após as quatro primeiras rodadas, todas as cobranças serão convertidas, mas Messi, assim como na final da Liga dos Campeões, não conseguirá marcar o gol de pênalti contra Júlio César, e na rodada seguinte, Lúcio converterá e fará do Brasil seis vezes campeão mundial.

Um comentário:

Fred Martins disse...

Cara, você levou em consideração um sonho (Brasil x Argentina na decisão) e acontecimentos das ultimas duas copas pra prever seus palpites. Óbviamente não será assim, ninguém poderia saber (como vocêbem frisou). Eu acredito em um campeão sul-americano também, a Argentina, vencendo a Inglaterra na final depois do english team tirar o Brasil nas semi finais.